sexta-feira, 29 de maio de 2015

Epilogo

Arde, em fogo lento, apressado de queimar,
em conto, narrativa, prosaico saber de arder...
Arde!
Pinta a tela ao escrever de carvão que,
 de sede para apagar,
surra a parede ao passar!
Deixa o cheiro a lenha ardida
marca o livro por onde passas
e deixa por paginar!
Epilogo de sexta...
...às 11.




quinta-feira, 28 de maio de 2015

Ondas...

Passou a onda...
...rebentou na praia da ilusão!
Perdão,
haverá nova maré,
nova lua de cumplicidades,
renovadas vontades de maresia!
Passou a onda...
...enrolada na maré da felicidade,
bebeu da luz da lua 
e ceou à espera ao sol.
Passou a onda...
...afogada de emoções!

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Começo

foto by Luísa - Amanhecer

Começa como o dia, devagar!
Surge no tempo assim, lentamente!
Inicia a certeza da tua dúvida
arriscando despertar, serenamente!
Começa como o dia...
a acordar!
Começa pausadamente, devagar,
num momento só teu,
com tempo de sonhar!

domingo, 17 de maio de 2015

Leituras

Inicia a escrita,
arranca os  vocábulos que aprisionas,
liberta-te das frases que guardas,
deixando-as vaguear na página que viras!

Assegura-te do vento,
não deixes que ele te vire as folhas,
ampara-te no sol e redige amarada 
nas ondas que te trazem o mar!

Sente o céu,
que de azul se escreve,
nele deixando o texto do sonho...

Percebeste a história?
(A)guarda a sua leitura.
Talvez a redação não seja tua...


quinta-feira, 14 de maio de 2015

Quando...

Quando o sol desperta
e a alma acorda...
Quando os olhos se abrem 
e a luz invade a calma...
Quando o tempo dá tréguas
e os  minutos te entregam no dia,
assim,
em passeio, rumo ao futuro!
Quando a vida passa...e te enlaça!!!

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Livre

Maior que o sonho
Maior que a vontade
Do tamanho do mundo
Com sabor a liberdade!
Tanta visão sentida,
Tatuagens na estrada da vida
Socalcos de passos avançados
Galgados nos terrenos da lida!
Paragens!
Aragens!
Sorrisos com aroma de flores...


quinta-feira, 23 de abril de 2015

Não saias!

Espera,
Cheguei,
Voltei!
Arrumei as tralhas na prateleira
e voltei!
Depois de dias seguidos sobre o papel,
de horas passadas num sorriso sem rascunho,
voltei!
Espera.
Cheguei e não te encontrei!!!
Para onde vais,
agora que tudo arrumei?
Espera.
Fiz-te um livro de ensaio
e
uma leitura preparei...Não saias!
Espera pelo livro que te guardei!

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Leituras soltas

Palavras
Soltas palavras em vão
num qualquer vão de conversa,
sorrindo com o olhar!
Se soubesses medir o que digo,
depressa pedirias um metro
para guardares o comprimento de todo o meu amor!
Palavras...
Palavras são legendas do coração,
leituras de antenas ligadas,
tradução de tudo o que vai cá dentro
e te ofereço na redação!
Hoje, só hoje,
promete que me irás ler!




segunda-feira, 30 de março de 2015

Lú...a!

Fechei os olhos e vi a lua!
Aquela bola branca, gigante, brilhante,
vestida de sonho...
...num qualquer lugar!
Fechei os olhos e abri o olhar,
vendo-te pintado de todas as cores,
mergulhado numa onda
onde só eu sei navegar!
Fechei o olhar,
vi-te desenhado a carvão
num traço que é só teu
guardado por mim
com a ponta dos dedos de uma mão!
Coisas da Lú...a!



terça-feira, 24 de março de 2015

Amanhecer

foto by Luísa

Consegues ver o mesmo que eu vejo?
Fazes a mesma leitura que eu faço?
Aos olhos da árvore que se ergue,
franzem-se nuvens de tristeza...
...aquecidas pelo sol,
que espreita (des)encantado!
Percebes o céu?
Eu, faço-lhe leituras,
entre a loucura dos seus ditados
e a sanidade do texto já escrito!
O amanhecer, sabes,
o amanhecer não faz rascunho...




 

segunda-feira, 23 de março de 2015

Este verbo é para ti

Disse-te o verbo uma vez!
Repeti-o lendo-te nos olhos e parei!
Foi quando percebi que o verbo tem que ter complemento!
Soletrei-o lentamente e disse-o baixinho
num momento de êxtase,
de um sonho vivido em  cada dia, devagarinho!
Disse-te o verbo uma vez...
...e repito-o ao ouvido, se quiseres!



sábado, 21 de março de 2015

21 de março - Dia Mundial da Poesia

foto by Luísa
Poesia,
por onde andas,
Poesia?
Calcorreando os caminhos da alegria,
ou escondida no amor que traz dor
e da dor emerges em escrita corrida?
Quem sabe, Poesia,
 o que trazes na afonia das palavras?
Saberá o sol, confidente da lua,
onde guardas a rima,
se te mostras semi-nua?
Poesia,
como andas?








quarta-feira, 18 de março de 2015

o amor

O amor é verde e pinta o dia!
Tem cor de crescimento,
de nuvens que passam ao relento,
e amacia!
O amor é azul, da cor do céu!
Suaviza o toque de pele,
o cheiro da escrita no papel
do soneto que rimou no terceto!
O amor é escarlate!
Pulsa e para, avança e recua,
abraça e expulsa
na confidência do dia...
...dos dias que passaram sem cor!
O amor é anil!
É multicolor...o amor!




terça-feira, 17 de março de 2015

Gostava...


Gostava que ouvisses a mesma música, hoje!
Que a ouvíssemos no silêncio
e adivinhássemos o futuro da dança!
Gostava que lesses o mesmo livro, amanhã!
Que escolhêssemos as páginas a reler
e o fizéssemos juntos, depois!
Gostava de sonhar,
de dormir e não acordar,
para no sonho poder morar...
...contigo, sempre!



"Foi assim..."

"No dia 4 de junho de 2086
Talvez possamos sentar nos a falar de que?
...não sei

Do que fizemos da vida
se a vivemos bem ou mal
no dia de 4 de junho de 2000 e 80 e tal

No dia 13 de março de 2000 e o que quiseres
podes ser tua a marcar
podes ser tu a escolher
talvez possamos deitar-nos
a fazer não sei o que
talvez amor com a alma, que o corpo já não se vê

Eu sei já percebi acabou
eu sei é sempre assim mas ficou

Aquilo que te dei
e o que me deste a mim
também o que não dei
foi assim...

Se achares que é tarde demais
pode ser quando poderes
por mim é já está noite
num jardim de mal-me-queres

Ou no meio da avenida
deserta ou com multidão
já pressenti o momento
já quebrei de ilusão

Eu sei já percebi acabou
eu sei é sempre assim, mas ficou

Aquilo que te dei
e o que me deste a mim
também o que não dei
foi assim...

A 29 de agosto de 2000 e o que entenderes
talvez possamos olhar-nos como da primeira vez

contar a historia de novo
mudar-lhe só o final
se não poderes nessa data pode ser noutra, que tal
se não poderes nessa data pode ser noutra, que tal..."

Letra da canção: "Foi Assim" de Simone de Oliveira

https://www.youtube.com/watch?v=EmtP44ZmM3w