terça-feira, 22 de setembro de 2015

Perdido no tempo...

foto by Luísa
Fechou o olhar sobre a bruma
abriu o pensamento ao silêncio
e resvalou sobre o olhar livre no horizonte!
Repousou.
Parou.
Sentiu a perda do que fez,
mudou a certeza do que ficou por fazer
e tentou fazer o novo.
Esta foi a certeza que pairou...
...sem tempo de voltar atrás!



quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Tertúlias de escrita

Prometo escrever um conjunto de palavras que misturam as línguas e que te silenciem ao querer enervar-me!
Talvez tentar escrever um poema que não caiba nos caixilhos das paredes e que não possamos mostrar ao mundo!
Prometo escrever desde a tela alinhada até ao vidro esculpido.
Escreverei um poema para guardar nas paredes do coração com a chave do olhar. 
Será um poema a dizer-te o quanto gosto do galanteio, das flores do campo e dos ramos de centeio!
Um poema escrito em traços de licor bebido, no calor da família, numa tertúlia de promessas falhadas!
Prometo escrever sobre tudo e sobre nada
se me prometeres ferver o poema em calda de açúcar e barrá-lo a cacau!
Teremos a promessa cumprida do mais doce texto de amigos que não se entendem, conhecendo-se!
Será o poema da memória da voz,
do olhar seguro por acanhado,
do dia em que te conheci no resgate de fracos livros por editar!
Tertúlias de escrita...

domingo, 13 de setembro de 2015

ASAS

foto by Luísa

Levanta voo,
Sonha plano...elegante!
Contrasta comigo berrante,
 poisada em terra firme, constante!
Anda, levanta voo, também,
segue o sonho, abre asas e vai...
...assim, simplesmente tu,
num voo sereno de mar,
onde o céu, planado de imensidão,
é o teu limite!
Voa numa nova canção!


sábado, 12 de setembro de 2015

Nada

..................
Nada me apetece,
hoje...
...somente ouvir a cabeça trabalhar, 
deixá-la arrumar a engrenagem,
sem importunar!
Nada consigo ver, 
do passado...
...uma queda brutal do telhado,
um choro maroto amarrotado,
as feridas abertas em todo o lado!
Nada prevejo,
amanhã...
...o sonho acabado por gasto,
o delírio em silêncio cansado
e um sorriso no rosto,
moderado!
Nada!
Hoje, ontem e amanhã,
nada!

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Tu

foto de JOÃO MENÉRES; www.grifoplanante.blogspot.pt

Vi-te diferente!
Sorriso leve como sempre,
histórias de vida contadas,
recontadas, revistas em pormenor,
como se delas fizessemos parte, eternamente!
Vi-te feliz!
Protetor e protegido,
(e)namorado fiel e bom amigo,
braço direito e esquerdo,
desmembrado se preciso!
Mas, olhei-te de perto,
encontrei-te emocionado,
olhar longínquo,
pensamento distante...
...rendido!
Quantas voltas mais dará a vida?




quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Eternamente

Eternamente 
é muito tempo
é tempo ainda não vindo,
momento ainda não vivido,
sentimento eterno do que está por vir!
Eternamente,
é, além de tudo, 
para tudo passar na origem do ser
desejando a sintonia do futuro!
Eternamente é hoje.
Eternamente...


quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Moro por aí...

Moro no céu da loucura,
na residência da ilusão madura,
da porta aberta, por entrar!
Moro no delírio encantado,
na experiência imaginária do sono
ainda por acordar!
Moro na ciência sábia,
na cultura arrebatadora d´alma,
na religião que acalma!
Moro na vida...
...onde habita o sonho a realizar!
Sim,é por aí que moro!

Chega a hora

Chega a hora em que se vê tudo turvo,
alegremente desfocado,
num sentido orientador...trocado!
Chega a hora em que os olhos piscam,
o sono empurra a vida
e o estudo perturba.
Chega a hora não escolhida,
colhida sem tempo
e sem seleção...
Chega a hora,
sem hora para contar o tempo.
Fico por aqui, por agora!

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Setembro escreve-se regresso...

Setembro escreve devagar
a sintonia dos sorrisos de regresso
e a vontade de voltar!
Setembro canta baixinho
melodias trazidas na memória do tempo
e da vida que acaba de passar...
Setembro abraça apertado
laça a saudade de um presente passado
num único luar...
Setembro é eternidade!

sábado, 1 de agosto de 2015

A gosto

Entra a gosto,
senta nos dias de repouso
e saboreia o som das flores!
Quantas cores sente o verão?
Mais que os dedos de uma mão,
menos que o ritmo do coração...
Anatomia do tempo,
ritmos de acolhimento,
saberes de sabores de vida,
assim,
num novo momento!
Agosto...

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Tempo

De sóbrio momento enluarado
a extasiado tempo iluminado...
...sonha a rua,
sorri a estrada,
aperta o muro
que não vale nada!
Lúcido andar,
corrido no tempo,
passada segura...
...sem nenhum lamento.
Assim corre o relógio,
sóbrio enluarado,
extasiado!
Tempo!

terça-feira, 21 de julho de 2015

Prometi falhar...

Prometi guardar as palavras,
deixá-las repousar num sono lento de não leitura!
Prometi ser do mundo, 
 nele plantar uma árvore no jardim!
Prometi pensar antes de agir,
sendo certa quando intrusiva,
sendo querida quando errada!
Prometi ir e voltar,
deixar um sinal de mim...
...e falhar!


segunda-feira, 22 de junho de 2015

Sempre que...

Sempre que o céu escurece
e a luz se embrulha no brilho,
há um sinal de recuo 
e avanço seguro no trilho!
Sempre que a lua se vira 
e apaga a claridade do sonho
há um olhar sereno
 na noite que deita as estrelas!
Sempre que recuas e avanças,
sempre que mostras e escondes,
há uma aroma no ar
que de ti cintila e espalha!
Sempre que partilhas, silenciada,
a etiqueta do amor vem pregada
na lapela da melhor jaqueta do ser!
Assim, como só tu saber (a)parecer


sábado, 13 de junho de 2015

Avanços

foto by Luísa

Pararei por aqui,
pelos trilhos das linhas não escritas
e das palavras repetidas nos textos!
 Não direi mais do que aquilo que disse
nem calarei menos do que o que não falei!
Pararei por aqui,
entre a experiência de uma redação
e a letra corrida de um não-ditado!
Pararei por aqui...
...até amanhã! 

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Quando...


Quando o jardim chilreia
e a relva voa presa ao vento...
Quando o verde sorri
e as nuvens baixam o calor...
Quando o verão se anuncia
e as ruas se movimentam de alegria...
...há sinais do tempo em ti,
e por ti espera o tempo, docemente!