domingo, 21 de fevereiro de 2016

Reforço motivacional

foto by João Menéres - www.grifoplanante.blogspot.com

 Quiseste um dia dar-me a mão,
delicado e num tom amistoso,
como só tu sabes dar!
Não há melhor tom na amizade
que o do empurrão dado,
com amparo na queda!
Assim és tu.
Obrigada pela oportunidade de planar nas tuas águas!
Lembras-te? Saiu assim:
"Gostaria de perceber o que encosta à parede, se um portão de ferro a preto pintado, ou uma janela com vidro embaciado!
Gostaria de ver de perto, com clareza e evidência, em vez de desconfiar desfocada!
Talvez tivesse melhor opinião, se tocasse esse portão, lhe sentisse a liberdade para dele poder falar!
Esta foto é enigmática! Tem luz e sombra. Tem promessas de ilusão entre o ferro e o pau preto, entre uma parede caiada ou um vidro suado de luz e cor!
Não sei o que vejo. Não vejo nada! 
Sei apenas que li numa invulgar imagem um texto atrapalhado!!E seguiu-se assim:Não chegava uma foto aberta à imaginação,
E poisa um grifo em voo-provocação!?
Que mais esperas que se diga?
Que para lá da imagem há um olhar sequioso de escrita,
que entre grades de olhares se redimiu e poisou a pena?
Mas que pena!Mas que falta faz a imagem!
Esta trouxe a coragem, a vontade de pisar o risco e...
...recomeçar!
Assim, nesta abertura de leitura numa porta ajanelada
Numa janela empedrada de luz!

Bem haja o teu olhar,
que pela lente nos empurra e nos faz continuar!


Obrigada! Duplamente, obrigada!

Foto by Luísa

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Sábado...

foto da net

Chegou o fim,
fez-se o consumo de todas as horas,
esgotaram-se todos os minutos, parando-se!
Não houve abraço no cume da montanha,
nem beijo na praça maior,
não bebeu o café da manhã
nem ouviu o som da sua voz!
Silêncio. Chiuuuu!
O cansaço voltou a falar alto!
Berrou, trazendo força menor,
intimidando os passos que, de grandes, encolheram,
encurtando a viagem.
O relógio chama:
- hora de parar!

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Sem ordem

Foto by Luísa

Não impera a ordem no ritmo da escrita!
Não a ordem das palavras ou do local que ocupam
mas o lugar do sentido que lhe é dado!
Não!
As palavras desenlaçam emoção,
vivem envoltas no coração
à espera do ensaio lançado
no baile dos sorrisos!
A escrita é motivação...
Sim!
É um empurrão dado à preguiça
que aquece o dia
e aperta o corpo num abraço
renovado em cada dia!
As palavras são o degelo da razão...

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Bom diA!

Foto by Luísa

Gosto de gostar de ti ao acordar...

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Falar de Amor

Foto by Luísa- 14-02-2016


Dizem que fala de amor quem sente,
quem vive o olhar do outro por dentro
e nele lê todas as escrituras!
Dizem.
Dizem que vive o amor quem é louco
e na loucura embrulha o sonho!
Dizem!
Dizem tudo sobre o amor
e do amor nada sei dizer
a não ser que o vejo crescer...
 

sábado, 13 de fevereiro de 2016

TU

foto by Luísa - Fevereiro 2016


Olhar para trás cansa,
deixa  os braços sem força
e as pernas seguramente tremelicas!
Se olhares,
fecha os olhos,
esboça um sorriso e sonha com magia, 
energia,
com passos seguros na tremura do sentir!
Isso!
Reflete-te no tempo.
Entranha-te no que a vida desenhou...
...vivendo!




quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Observatório do vazio

Foto by Luísa - Museu militar

Entra.
Vê o vazio da pedra!
Duro,
fechado,
seguro!
Corta a corrente do que vês, entra!
Permanente imensidão,
extensão inacabada do nada,
no mofo acomodado das paredes!
Cadeado de ideias
prisioneiras num rosto a sorrir.
Prisão.
Medo só do olhar.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Traços

foto by Luísa - Chaves 2016

Pintado, riscado, traçado
vejo o coração quadrado,
desenhado com quatro linhas iguais
sem tinta,
sem batimentos,
sem visão...
Ensaios de renovação,
numa ovação lúdica,
parafraseada de sons,
ligada ao termo do tom,
do tilintar do fim!
Clichê!
Gravação.



terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

(A)parece



foto by Luísa - Chaves 2016







...cheio de luz por acender
des(aparece) no tempo escrito!

Redige o sentimento do ser

aparecendo cheio de transparência!
...cheio de nada,
desnudado de quereres,
crente no vazio,
vidente de um futuro recheado!
(A)parece em alerta
porque diferente
na diferença do comum
na igualdade do diferente!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Onde estás?

Estava quase no fim
cheio doce, vazio amargo
quase acabado, enfim!
Estava quente
cachecol apertado
bafo apressado e olhar longe de mim!
Estava ausente
perdido no nada
agarrado ao tempo que lembrava esquecido!
Estava quase no fim
com traços marcados do tempo
enrugados no saber
esticados à lua
para nela se prender...

sábado, 30 de janeiro de 2016

Porque sim...

Hoje vim até aqui
ao canto das letras adormecidas
embaladas na melodia da reflexão!
Hoje vim porque...
...porque me apeteceu tilintar as teclas já apagadas,
enferrujadas de som,
saudosas do dedilhar quente de apressado!
Apressado...
...corrido sentido dado ao texto
escurecido de vontade
adormecido de cansaço
num leito já gasto de leituras.
Hoje vim até aqui...
...porque sim!

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Gravados os textos,
num timbre de voz improvisado,
soltaram-se lágrimas na despedida da palavra!
Foi apenas um adeus,
um não retorno ao marasmo das letras,
 por tempo indeterminado!
Guarda a sete chaves a felicidade sentida
e não a segredes a ninguém...
...para que te não levem as letras já escritas!
Guarda-as.
Serão elas a tua almofada
no sono não dormido.




quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

papel e lápis

Vi-te no regresso ao anonimato,
ao recato do teu canto
no desejo de um beijo envolto numa manta de lã!
Senti-te no silêncio da voz perdida,
na imagem guardada de sonho sonhado.
Vi-te despedida, despida de vontades.
Vi-te num adeus às letras,
aos tons e aos sons do teclado.
Vi-te de volta e, na volta,
deixei de te ver!
Foste ilusão!
Foste afirmação!
Foste páginas de escrita livre,
num voo com asas por levantar!
No regresso, vi-te na leitura,
sem lápis nem papel!



segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Muda o ano...muda o tom

Muda o ano,
muda o tom do olhar,
redigido na cor da palavra escrita!
Camaleão literário,
louca mente criativa
que derrotada de vontade 
se encerra na escrita!
Abre o olhar,
ruma ao horizonte, 
mergulha na linha que não alcanças
abraçando o inatingível mundo de saber escrever!
Vai. 
Treina o voo...



sábado, 2 de janeiro de 2016

(re)Começar

Recomeçar!
Conta de novo os números que se repetem,
inova na contagem para que não se rompam...
...começa.
Avança!
Lança no tempo o teu olhar,
olha o mundo de novo sem cansar...
...observa!
Cala-te!
Não digas o que pensas,
mas pensa em tudo que ouves,
(des)valorizando!
Vive!
(re)Vive!
Faz da vida uma festa...
...em cada novo dia!